Você está aqui: Página Inicial

RENOEN - DOUTORADO EM ENSINO

Processo Seletivo - Doutorado em Ensino

Programa de Pós-Graduação em Ensino

IFRN aprova curso de doutorado na área de ensino

Reunião define número de vagas para 2023.

Na sexta-feira, 20 de maio de 2022, em reunião de grupo, foi definido a oferta de 1 vaga por docente credenciado.

Cada docente permanente do programa ofertará uma vaga para processo seletivo da turma 2023, alinhado com suas respectivas linhas de pesquisa.

A linha de pesquisa 1, Ensino, Currículo e Cultura, articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).

Já a linha de pesquisa 2, Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática, articula investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente.

Página em carregamento